Torneio SESI de Robótica First Lego League abre no Pará cheio de energia e animação
Muita energia, animação e expectativa deram o tom na abertura do Torneio SESI de Robótica First Lego League, nesta tarde (31), no SESI Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Considerado um dos maiores torneios internacionais de robótica educacional, a disputa desafia crianças e adolescentes de 9 a 16 anos a encararem problemas da sociedade moderna e encontrarem soluções para estas questões.
Durante o ano de 2019 foram realizadas etapas regionais nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Goiás. Esta é a primeira vez que a competição chega ao Pará. “O SESI do Pará foi um dos primeiros a usar esse sistema de robótica nas nossas escolas e tem o prazer de contribuir para a divulgação dessa metodologia nos nosso municípios. Esse primeiro torneio regional que estamos sediando com a orientação da Confederação Nacional da Indústria, serve para mostrar a nossa evolução aqui, ajuda a apresentar novas tecnologias para nossos alunos e isso, futuramente, vai chegar até a indústria, colocando essa turma que estamos formando agora para atuar já de acordo com o que o mercado exige”, afirma o presidente do Sistema FIEPA e diretor regional do SESI, José Conrado Santos.
Para o operador oficial dos torneios First Lego League no Brasil, Marcos Sousa, do Departamento Nacional do SESI, a iniciativa contribui diretamente para a formação das crianças. “A robótica contribui para o futuro dessas crianças que logo irão entrar no mercado de trabalho, para os que vão lidar com programação e tecnologia e também com relação aos valores e trabalho em equipe, em situações nas quais eles precisam lidar com outras pessoas”, explica.
Sobre o Torneio - O evento tem entrada gratuita e acontece na tarde de hoje e durante todo o sábado (01 de fevereiro), a partir das 08 horas. Com o tema “City Shaper - Construindo cidades inteligentes e sustentáveis”, 22 equipes de estudantes do Pará, Maranhão e Amapá, devem apresentar soluções inovadoras para problemas enfrentados pelas cidades como, por exemplo, transporte, acessibilidade ou desastres naturais, sempre atrelando à melhoria dos bairros e das cidades no futuro.
A disputa reúne times de dois a dez integrantes para a construção de robôs baseado na tecnologia LEGO Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Além do aprendizado na robótica em si, os alunos também são despertados para valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.
Veja aqui a programação
Sexta-feira (31 de janeiro)
13h: Cerimônia de abertura
14h às 17h: Oficina de introdução ao software Lego
14h às 18h20: treinos, avaliações, tarefas da mesa de robótica
18h40: Festa da Amizade
20h30: Encerramento do dia
Sábado (01 de fevereiro)
9h: Abertura
9h às 11h: Oficina de iniciação ao ensino de programação
9h às 12h: treinos, avaliações, tarefas da mesa de robótica
12h às 13h: Intervalo para almoço
13h: Retorno das avaliações
15h: Disputa da semifinal
15h30: Disputa da final
16h: início da cerimônia de premiação
18h: Encerramento
Acompanhe a cobertura do Torneio SESI de Robótica FFL - Regional Pará no Instagram e Facebook do @SESIPara