Torneio conta com participação de equipes de outros Estados
Entre as 22 equipes que compõem a etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League, duas são de fora do Pará: a Marco Zero Robotics, do Amapá, e a Robotics Angel, do Maranhão.
A primeira, a Marco Zero Robotics trouxe para o torneio cinco participantes e dois técnicos e apresenta como projeto de inovação uma placa aderente feita de garrafa pet derretida voltada para viabilizar o uso de uma rampa de acesso ao Porto do Açaí, muito utilizado por pequenas embarcações na cidade de Santana, próxima à capital Macapá como afirma Danilo Ramalho, técnico da equipe. "Dentro do que propõe o tema do Torneio, trouxemos essa solução para resolver o problema da rampa que é escorregadia e dificulta o uso na ancoragem das embarcações. Com a placa, muitas pessoas serão beneficiadas".
A Robotics Angel, composta por seis alunos e dois técnicos, defende no Torneio a Cool Sidewalk (calçada legal, em português) que consiste no uso do piso tátil em todas as calçadas para dar acessibilidade aos usuários com necessidades especiais, utilizando para isso o Tributo de Contribuição de Melhorias, lei que regulamenta a padronização das calçadas. Conceição Oliveira, técnica da equipe, enfatiza que o principal objetivo da equipe é fortalecer a divulgação para que mais pessoas tenham conhecimento da lei. Nos últimos meses, as duas equipes se prepararam para as apresentações em Ananindeua, contando com os treinamentos oferecidos pelo SESI e outros planejados pela própria equipe.