Robótica estimula criatividade e inovação entre alunos
A robótica na escola tem um poder transformador. Crianças e jovens, que antes buscavam o afastamento de disciplinas como Matemática, Ciências, Física ou mesmo Português, passam a se dedicar com afinco para conseguir programar e desenhar robôs. Em pouco tempo é nítida a melhora no desempenho em todas as matérias e um interesse maior pelas áreas ligadas à tecnologia.
Desde 2006, o SESI conta com a robótica no currículo de suas escolas em todo o Brasil. Anualmente, são quase 200 mil alunos dos ensinos fundamental e médio desenvolvendo habilidades fundamentais para o profissional 4.0: trabalho em equipe, raciocínio lógico e uma visão crítica do mundo.
Abaixo alguns benefícios que a robótica traz para os estudantes:
Olhar para o futuro
A robótica educacional estimula competências fundamentais para o profissional 4.0 como espírito investigativo, trabalho em equipe, planejamento, cooperação, diálogo, pesquisa e tomada de decisões. Com foco na abordagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a robótica está fomentando novas gerações de engenheiros e pesquisadores que a indústria tanto precisa.
Inovação
A robótica é um processo de aprendizagem. Os jovens são incentivados a pensar de forma criativa, eficiente, lúdica e prática a fim de resolver os problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula. Alunos e professores aprendem juntos os conteúdos de Física, Química, Biologia e Matemática
Comportamento
As competências socioemocionais fazem profissionais se destacarem no mercado de trabalho. Nos torneios de robótica, os estudantes desenvolvem a capacidade de se relacionar com outras pessoas com respeito às diferenças. Além disso, lidam a todo instante com a resolução de problemas, aprendem a organizar suas ideias, a trabalhar com ética e como fazer a tão necessária gestão de tempo e de emoções – prática comum em competições.
Empreendedorismo
Para ser um bom empreendedor, é necessário ter planejamento, atuar com metas, otimizar o orçamento, saber trabalhar em equipe e, claro, “vender” muito bem suas ideias.
Com os torneios de robótica, inclusive, os jovens contam que perdem a timidez, tornam-se mais proativos, e absorvem espírito investigativo com cooperação e diálogo. Nessas disputas, eles lidam com questões como se fossem donos de suas empresas, com papeis bem definidos para cada membro da equipe.
Acompanhe a cobertura do Torneio SESI de Robótica FFL - Regional Pará no Instagram e Facebook do @SESIPara