Professores participam de capacitação em robótica promovida pelo SESI Pará
De 21 a 29 de outubro, a Gerência de Educação do SESI Pará realizou uma capacitação em robótica para professores da rede SESI e instrutores de escolas públicas apadrinhadas pela instituição. O treinamento buscou desenvolver os participantes para atuar nas categorias First Lego League, First Tech Challengue, FIRST Robotics Challenge e a F1 in Schools.
De acordo com a gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, a capacitação atualizou o conhecimento dos educadores e agora eles poderão contribuir para a melhoria da performance das equipes que participam dos torneios de robótica. “Contamos com a presença de juízes nacionais e internacionais, com grande experiência nas modalidades e a nossa expectativa é que o nosso desempenho melhore tanto no próximo torneio regional, que está previsto para março de 2022, quanto nas nossas participações nas etapas nacionais”, explicou a gerente.
Arnaldo Ortis, o “Tiuzão”, é formador e implantador da F1 In Schools no Brasil e veio a Belém ministrar o treinamento da categoria aos professores. “A F1 In Schools tem um projeto diferenciado, porque é voltado para a competição. As equipes precisam se comportar como uma startup, fazer a gestão do grupo, montar plano de negócios, marketing, desenvolver um trabalho com foco social, entre outros fatores. E o Pará começou muito bem, com uma equipe de professores excelentes, que deu show na capacitação e tem tudo pra ser sucesso”, afirmou.
O professor Israel Silva, da Escola SESI Ananindeua, participou do treinamento e agora está ansioso para levar o conhecimento para as equipes. “Ao longo desses últimos anos obtive experiências em outras categorias como o FLL e o FTC, com bons resultados e agora vamos passar para mais essa nova experiência que é o F1 In Schools. A modalidade é diferente, exige um olhar para o empreendedorismo e acredito que no SESI não vamos ter dificuldade de nos adaptar porque já tínhamos essa disciplina na grade curricular. É questão de tempo obter resultados expressivos, como tivemos nas outras modalidades”, concluiu Israel.