Minecraft é tema de capacitação para docentes do SESI
Jogo Minecraft é tema de capacitação para docentes do SESI
Inovar é um compromisso regular do Sistema Indústria. E para trazer novas aplicações da tecnologia em sala de aula, o corpo docente das escolas SESI Belém e Ananindeua participou de capacitação para a implantação da nova ferramenta de ensino ‘Minecraft Education Edition’. A iniciativa é uma parceria entre a Big Brain Education, empresa voltada para aliar a transformação digital em curso com a educação, e a Microsoft, empresa global de produção de softwares.
Juntas elas trazem o jogo ‘Minecraft’, muito popular entre os jovens, para o universo educacional. Por meio do jogo é possível aplicar de forma lúdica conteúdos cobrados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornando o aluno o protagonista da sua aprendizagem.
A capacitação objetivou transmitir ferramentas e objetivos que podem ser alcançados por meio do ‘Minecraft’ para os professores da rede SESI. “O SESI está diante da 4ª revolução industrial e isso diz que o uso das tecnologias educacionais em sala de aula é fundamental para que nossos alunos, que são nativos digitais, estejam preparados para a prática de qualquer profissão no mundo do trabalho”, ressaltou a Gerente de Educação Regular do SESI, Márcia Arguelles.
O instrutor da capacitação, Hélio Vieira dos Santos, da Big Brain Education destaca a relevância do treinamento para os professores e para os alunos das Escolas do SESI. “Com a aplicação do jogo você pode trabalhar a questão das habilidades como a colaboração, pensamento crítico, pensamento científico, dentro da linha do STEAM (Ciência-Tecnologia-Engenharia-Artes e Matemática) com os alunos. Na capacitação procuramos fazer com que surjam ideias entre professores e alunos, pelo fato dos alunos já nascerem nessa era digital e o professor deve acompanhar a evolução das tecnologias para não ficar pra trás” comentou Hélio.