Livro apresenta a mineração para estudantes de Ensino Fundamental e Médio
O Serviço Social da Indústria – SESI Pará lançou, em parceria com a Editora IEL, o livro ‘Mineração na Escola’, do autor paraense e geólogo Alberto Rogério. O evento de lançamento ocorreu na segunda-feira (02/10), na Escola SESI Ananindeua, e reuniu mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
A publicação é destinada a oferecer informações sobre a atividade mineral, importante setor da indústria no estado do Pará. Por meio do livro, os estudantes podem aprender mais sobre vários tipos de minérios, suas particularidades, aplicações e toda atuação minerária na região amazônica.
“O objetivo do livro é contribuir para melhor se conhecer a mineração, como segmento econômico e social. Minha inspiração foi familiar, com o incentivo da minha neta que é apaixonada por cristais, por isso busquei escrever com bastante informações e de maneira didática. Os jovens, que nele vierem buscar conhecimentos, certamente os encontrarão, de maneira mais agradável”, disse Alberto Rogério.
Para o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, o livro é uma grande contribuição para esclarecer como o segmento atua no Pará e nos demais estado brasileiros. “Muito se fala sobre a mineração, sobre a sua forma de atuação, mas é fundamental falar também sobre a contribuição que ela dá para a educação, para o fomento no desenvolvimento do estado. Com esse livro nossos alunos conhecerão mais sobre os minérios, como eles estão presentes na nossa rotina e como a mineração traz benefícios para todos”, falou.
Para Dário Lemos, superintendente do SESI Pará, o livro chega como um importante instrumento para disseminar o conhecimento sobre o setor mineral. “É muito importante que sua atuação e processos industriais sejam compreendidos e acredito que a escola é um ambiente apropriado para essa missão, já que é aqui que estão se formando os futuros tomadores de decisão da nossa sociedade”, detalhou o superintendente.
Sobre o autor – Alberto Rogério é paraense e nasceu em Juruti, região oeste paraense. É geólogo, com pós-graduação em Economia e Legislação Mineral. Tem vasta experiência em gerenciamento de projetos minerais e ambientais. É consultor do Instituto Brasileiro de Mineração e de diversas empresas e órgãos ligados à mineração.