Estudantes de escolas públicas do Marajó estreiam em torneio de robótica educacional
Equipes de três escolas de São Sebastião da Boa Vista, município da região do Marajó, virão a Belém para participar pela primeira vez do Torneio SESI de Robótica First Lego League, considerada a maior competição de robótica educacional do Brasil. O evento será realizado nos dias 09 e 10 de fevereiro, das 9h às 18h, no SESI Ananindeua.
No início de 2022, quatro escolas do município, que tem pouco mais de 27 mil habitantes, passaram a contar com a metodologia SESI de Robótica por meio de uma parceria entre o SESI e Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista. As Escolas Municipais Pedro Nogueira, Magalhães Barata, Nossa Senhora de Lourdes e Emmanoel Lobato receberam kits de robótica e os educadores participaram de oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional.
A robótica na educação é um recurso que possibilita, entre outras coisas, que os alunos desenvolvam, construam e programem robôs usando motores, sensores, engrenagens, rodas, eixos e outros componentes. O objetivo pedagógico da metodologia SESI é que os estudantes tenham uma melhor compreensão de como a tecnologia funciona nas aplicações da vida real, além de agregar desenvolvimento cognitivo, estimular a pesquisa e resolução de problemas, melhorar o relacionamento interpessoal e envolver os estudantes da Educação Básica em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
Para colocar em prática os novos aprendizados, equipes de três dessas escolas virão a Belém para participar da edição 2023 do Torneio SESI de Robótica First Lego League. Neste ano, o tema Super Powered está focado no desenvolvimento de projetos ligados à energia. As crianças e adolescentes são desafiados a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL vão usar a criatividade para pensar em um futuro energético inovador.